Conteúdo Técnico Novidades
Quando utilizar uma impermeabilização rígida ou flexível?
Sabemos que a impermeabilização é uma etapa importante na construção civil e que sua função principal é proteger seu patrimônio e principalmente você e sua família contra às ações deletérias da água.
Mas, também sabemos que o sucesso da impermeabilização está diretamente ligado às diversas ações que devem ser tomadas antes, durante e após a aplicação da mesma. Por isso, a escolha correta do produto impermeabilizante é imprescindível para chegarmos ao resultado de excelência esperado.
O que devemos observar na escolha?
Para realizar a escolha correta é necessário analisar minuciosamente a área que será impermeabilizada, como o tipo e as características da estrutura, as forças atuantes, a exposição às intempéries climáticos e como acontece a ação da água sobre ela.
Nesse último é fundamental estudarmos como é a atuação da água, na positiva com pressão ou somente como percolação ou na negativa com pressão ou somente como umidade do solo, nunca esquecendo a água de condensação!
E por que devemos saber? Porque está diretamente ligada à aderência da camada impermeabilizante no substrato, ou seja, a escolha errada será sinônimo de muita dor de cabeça.
Então, o que devemos observar na escolha?
Quando utilizamos uma impermeabilização rígida, temos que ter ciência que eles não acompanham a movimentação da estrutura, portanto, devem ser utilizadas em partes mais estáveis da edificação, como áreas sobre o solo ou enterradas, como por exemplo, reservatórios enterrados. Porém, possuem o diferencial de suportar água na positiva e principalmente na negativa com ou sem pressão.
E quando utilizamos uma impermeabilização flexível, como o próprio nome sugere, por sua flexibilidade estes impermeabilizantes conseguem atender as áreas sujeitas à maiores movimentações e dilatações na estrutura, como ocorrem nas lajes expostas às intempéries e elevadas. Nessa categoria se enquadram as membranas moldadas no local e as mantas pré-fabricadas, como as mantas asfálticas, PVC, TPO etc. O que temos que ter sempre em mente é que os produtos flexíveis não possuem resistência a água na negativa, ou seja, resistem somente na positiva.
FICA A DICA:
Vai impermeabilizar e quer saber se o sistema impermeabilizante está correto?
Siga nossas dicas, utilize produtos adequados de primeira linha e sempre consulte profissionais especializados!
Texto: Vanessa Lecy