Conteúdo Técnico Novidades
A IMPORTÂNCIA DE CHECAR A DRENAGEM EXISTENTE NA OBRA
É comum se deparar com a impermeabilização de uma laje e aceitar passivamente os pontos de drenagem existentes, sejam eles ralos, grelhas, buzinotes etc.
Mas qual é o problema de não realizar uma checagem minuciosa da drenagem?
Para um escoamento superficial elaborado por um profissional provavelmente nenhum, mas o resultado pode ser catastrófico e oneroso para o sistema de impermeabilização que é composto de diversas camadas e deve ter no mínimo 1,0%¹ de caimento! Mas calma, na maioria das vezes apenas uma adequação na posição dos pontos de drenagem já resolve e no pior caso o aumento na quantidade de pontos ainda é vantajoso.
A seguir alguns pontos importantes e que devem ser analisados com cautela:
- Caimento dos ralos: A não execução de caimento ou até mesmo a execução de caimento inferior ao previsto em norma, pode gerar um escoamento superficial falho causando empoçamentos, mas, pior que isso é a água que infiltra nas camadas que estão acima da impermeabilização e não encontram condições de escoamento adequado, formando manchas de eflorescências, manchas constante de umidade, destacamento de piso e mofo que dependendo do ambiente pode ser prejudicial à saúde;
- Custos na obra: Podemos comprometer o custo do serviço, pois como trabalhamos com percentual no caimento, a distância entre pontos de drenagem e a quantidade dos mesmos influenciam consideravelmente na espessura da camada de regularização de superfície que pode gerar gastos desnecessários com aumento na utilização de areia e cimento, sem contar com a sobrecarga na laje que muitas vezes não foi considerada no cálculo estrutural.
¹Exceto nas calhas e áreas internas que devem ter no mínimo 0,5%
- Prejuízo com acabamentos: Outro fator a ser considerado é a cota de piso final que pode se tornar insuficiente quando não existe um ajuste do sistema de drenagem com a inclinação da impermeabilização.
Como vocês podem ver sempre é valido dar uma atenção especial para seu sistema de drenagem. Outro ponto importante é que não gera custo extra na sua impermeabilização, trazendo somente benefícios a todos os envolvidos.
Texto: Luciano Segundo